Black Power & Ilê Aiyê

Ativista dos direitos civis dos negros nos anos 60, Angela Davis não abriu mão do black power. (Foto – Reprodução)

Black power (poder negro) é mais do que um modelo de cabelo é o simbolo da representação do poder negro na história da sua trajetória no combate ao racismo e inclusão social.
Termo criado pelo militante radical do movimento negro Stockley Carmichael após sua 27° detenção em 1966, um dos militantes mais destacados do Partido Panteras Negras exclamou "Estamos gritando liberdade há seis anos",  "Oque vamos gritar agora é poder negro!".

O movimento Black power surgiu nos Estados Unidos durante a grande mobilização da população afrodescendentes pela igualdade de direitos civis no 60 e teve muita influência sobre as populações negras da América Latina na reconstrução ideológica e politica do movimento negro.


No Brasil , foi fundado em Salvado, Bahia, em 1974 o Bloco Ilê Aiyê com inspiração o Movimento Black Power, a ideia original para o nome do Bloco seria, Poder Negro. Mas o Brasil estava no auge da ditadura militar temendo represálias da polícia o grupo resolveu adotar um nome em Iorubá optando por Ilê Aiyê que significa Mundo Negro.

O principal objetivo da organização é a "expansão da cultura de origem africana no Brasil" e tem perseguido este objetivo de várias formas , através de creches ,escolas profissionalizantes e pelo bloco que desfila nos carnavais de salvador a mais de 40 anos retomando as formas de se expressar dos movimentos do renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano e o contexto da realidade baiana mas sem perder de vista a relação da identificação entre todos " os negros que querem ser negros".




Comentários

Postagens mais visitadas