Cidade do México 1968

Da esquerda para a direita, Norman, Smith e Carlos

Conhecido por ser o ano que não terminou 1968 estava no auge das revoluções por todos os cantos do mundo e para abrilhantar mais ainda a luta pelo ativismo não haveria lugar melhor para ser sede pela primeira vez das Olimpíadas do que a América Latina.

Foram 45 horas de transmissão ao vivo e em cores para 400 milhões de pessoas no mundo todo e apesar dos recordes mundiais batidos naquela época outro fator chamou a atenção de todos os holofotes que ali estavam a "indiferença social".
Os atletas negros cogitando a possibilidade de boicote a olimpíadas não chegaram a tanto porém criaram uma associação , OPHR ( Projeto Olímpico pelos Direitos Humanos).
No segundo dia da competição , foram disputados os 200 metros livres, uma das provas mais nobres do atletismo. Tendo como resultado dois americanos negros no pódio , e entre eles , em segundo lugar, um australiano.

Inspirado em Martin Luther King a atitude de Tommie Smith e John Carlos , de protesto contra a desigualdade cerrando os punhos , utilizando luvas, broches da OPHR e vestimentas pretas que simbolizavam a pobreza negra, trabalho negro e o orgulho negro, chocou o Comitê Olímpico Internacional que os condenou severamente , sob a alegação de que esporte e politica não combinam retirando seus títulos que só retornaram posteriormente quando deixaram de ser vilões para se tornarem oque sempre foram, heróis.






Comentários

Postagens mais visitadas