Zumbi dos Palmares



Nascido em 1655 -1695 no Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares foi aprisionado pela expedição de Brás Rocha ao seis anos e entregue aos cuidados do Padre Antônio de Melo, em Porto Calvo então batizado de Francisco recebeu uma educação a fino trato, aprendeu português e latim, além do catecismo para ser batizado na Igreja Católica aos 10 anos já eram fluente em português e latim. 

A palavra "Zumbi" ou "Zambi" , nome adotado pelo herói , é de origem "quimbundo" , e faz alusão a seres espirituais, como fantasmas , espectros e duendes.  

Aos 15 fugiu para o quilombo dos palmares , em 1675 ganhou visibilidade ao defender quilombo de ataques das tropas portuguesas, demonstrando suas habilidades de guerreiro jaga tribo da qual era descendente.
Aos 25 anos , desafiou seu tio e Rei de Palmares se tornando o ultimo dos lideres do quilombo dos palmares e também o de maior relevância histórica após o assassinato de Ganga Zumba. 

Ganhou maior respeito e  admiração devido á sua habilidade como guerreiro  , a qual lhe conferia coragem , liderança e conhecimentos de estratégias militares.


Lutou pela liberdade de culto e religião afro, pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Se destacou  pela maneira rigorosa a qual conduzia sua liderança criando uma harmonia mais branda em relação a escravidão não permitindo de todas as maneiras a dominação dos brancos sobre negros tornando-se assim o maior símbolo pela liberdade negra da história brasileira pois sua postura diante do governo colonial era de desafio e enfrentamento. 




Em 1694, devido ao forte despotismo por parte de Zumbi dos Palmares  , o governo colonial contratou os serviços dos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo que lideraram o ataque a capital de Palmares a "Cerca do Macaco"  destruíram-na completamente ferindo seu líder, Zumbi , o qual consegue fugir. 


No dia 20 de novembro , Zumbi dos Palmares é delatado por um de seus capitães , Antônio Soares e morto pelo Capitão Furtado Mendonça aos 40 anos de idade, tendo sua cabeça decapitada salgada e levada com o pênis dentro da boca, ao governador Melo e Castro. Foi exposta em praça publica de modo a acabar com o mito  da imortalidade de Zumbi do Palmares e o Capitão Furtado Mendonça tendo sido premiado com cinquenta mil réis pelo monarca D.Pedro II e Portugal. 


Zumbi deixou sua marca histórica na história do nosso Pais a data de sua morte, 20 de novembro,  é comemorada até hoje pois se tornou o dia da consciência negra.

Seu nome batiza hoje uma Faculdade e o Aeroporto Internacional de Maceió/ AL .
1673 é a data do primeiro registro histórico referente a Zumbi, onde ganha notoriedade por lutar contra os portugueses.

Em 1988 , a escola de samba carioca Vila Isabel , homenageou Zumbi dos Palmares com o enredo ''Kizomba , festa da raça ". A escola conquistou seu primeiro titulo com o tema.






Comentários

Postagens mais visitadas