Movimento do Direitos Civis - 1ª Parte

Rosa Parks - Boicote de Ônibus 

Em dezembro de 1955, Rosa Parks sentou-se em um ônibus segregado na cidade de Montgomery no Alabama e recusou-se a a ceder seu lugar quando um pessoa branca lhe pediu o assento, isso pode não parecer grande coisa, mas Rosa na verdade estava quebrando uma lei de segregação estadual e acabou sendo presa.
Ônibus Segregado - Sul EUA
Ela foi logo liberada sob fiança, mas a injustiça de sua prisão foi o estopim necessário para mobilizar um povo há muito revoltado e silenciado. A população negra organizou um boicote em massa ao transporte publico na cidade de Montgomery, e durante 381 dias não se viu pessoa negra nos ônibus ou paradas, muitos passaram a andar a pé, de bicicleta ou pegar caronas com outros adeptos do movimento. O transporte publico entrou em colapso e em 1956 a Supre Corte do EUA decidiu que a segregação racial  nos ônibus era ilegal e inconstitucional em todo o estado do Alabama.
Além de leis anti-segregação o boicote aos ônibus de Montgomery também trouxe outra parte importante para o movimento dos Direito Civis. Martin Luther King era um pastor recém chegado á cidade de Montgomery e até então pouco conhecido na comunidade, porém a injustiça da prisão de Rosa Parks o levou á frente do movimento e logo ele se tornou um líder na luta por igualdade racial em todo o país.

Rosa Parks

Comentários

Postagens mais visitadas