Movimento dos Direitos Civis - 2ª Parte

Martin Luther King 

Após o sucesso do boicote em Montgomery, King e outros pastores criaram a Conferência da Liderança Cristã do Sul ou SCLC (sigla em inglês) um grupo "comprometido em alcançar a igualdade total para Afro-americanos através de protestos não violentos", e como presidente desse grupo, King viajou por todo o país  para espalhar seus princípios de não violência e direitos civis.
Em agosto de 1963 o grupo organizou a Marcha sobre Washington, que reuniu mais de 200 mil pessoas pedindo por emprego e liberdade, um protesto pacifico que colocou sob nova perspetiva as injustiças sofridas por afro-americanos em todo o país.
Martin Luther King - Marcha sobre Washington
Nessa marcha Martin Luther King proclamou seu discurso "I Have a Dream", que até hoje é conhecido como seu discurso mais famoso, o presidente Kennedy acompanhou o tudo pela televisão e após o fim da marcha convidou os lideres do movimento para a Casa Branca, por fim simpatizando com a causa e comprometendo-se a avançar com o projeto de lei do direitos civis. Ele foi assassinado antes de ter a chance de promover qualquer mudança real, em novembro daquele mesmo ano, para a comunidade negra o choque foi seguido de um sentimento pior, Kennedy era a esperança deles conseguirem seus direitos e a morte dele representavam um dor pessoal para cada um deles.
O presidente Lyndon Johnson, vice de JFK, assumiu seu lugar e deu continuidade ao projeto dos direitos civis e a Lei foi aprovada em 1964, neste mesmo ano King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços não violentos para conseguir avanços nos Direitos Civis.
Marcha de Selma
Mesmo com as melhorias impostas pela Lei dos Direitos Civis a implementação dessas melhorias era algo mais complicado, principalmente nos estados do Sul onde todo o poder de concentrava nas mãos de pessoas brancas que fariam de tudo para manter os negros onde estavam. Um dos problemas enfrentado pelas comunidades negras era o direito ao voto, estados como o Alabama possuíam um complexo aparato desenvolvido para que o minimo possível de pessoas negras fossem capazes de se registrar para votar.
 Para combater essa injustiça a comunidade organizou uma marcha da cidade de Selma á Montgomery, os manifestantes sofreram dura repressão policial e muitos deles acabaram presos (incluindo o reverendo King), mas por fim, na terceira tentativa a marcha ocorreu sob escolta federal, iniciando-se no dia 16 de março e atingindo seu destino do dia 25 em frente ao Capitólio de Alabama.


“Eu só quero fazer a vontade de Deus! Ele me permitiu subir a montanha e tenho olhado, e tenho visto a Terra Prometida. Pode ser que não chegue lá com vocês, mas quero que saibam esta noite que nós, como povo, chegaremos à Terra Prometida!” - Martin Luther king
Martin Luther King foi assassinado aos 39 anos de idade na cidade de Memphis, Tenessee no dia 04 de abril de 1968, sua morte devastou a comunidade e uma onda de manifestações se espalhou por cidades de todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas