Quilombo dos Palmares

Quilombo dos palmares foi um dos mais importantes refúgios para escravos fugitivos de engenhos e situações opressoras da era colonial Brasileira tornando-se um porto seguro para muitos escravos que vinham das Capitanias de Pernambuco ou Bahia.

Em 1740 o Conselho Ultramarino se reportou ao Rei de  Portugal definindo "Quilombo" como ;

" Toda habitação de negros fugidos, que passem de cinco , em parte despovoada , ainda que não tenham ranchos levantados e nem achem pilões nele."

A palavra quilombo possui etimologia bantu e refere-se aos acampamentos de guerreiros na mata, desde sua origem o Quilombo dos Palmares era povoado por poucos quilombolas entretanto, a guerra contra os holandeses tornou a vigilância colonial fraca e centenas de escravos fugiram para constituírem  o primeiro núcleo de povoação.

Tendo inicio no século XVI os habitantes dos Quilombos (Quilombolas) sobreviviam da caça, pesca , coleta de frutas e da agricultura. Produziam artesanatos (cestas, tecidos, cerâmica, metalurgia) e comercializavam com as populações vizinhas gerando uma economia razoável mente intensa na região do quilombo.

Ganga zumba , filho de uma princesa do Congo foi o primeiro rei de palmares liderando de forma fundamental para organizar e resistir aos ataques futuramente sendo substituído por Zumbi do Palmares.

Em Palmares também era encontrado a escravidão , porém voluntaria e menos degradante. Pois o Quilombo dos Palmares era dividido em diversos Mocambos ( núcleos de povoamento) estes eram divididos entre :

  • Aqueles que chegavam aos quilombos pelos próprios meios ( mais prestigiados).
  • Aqueles libertados por invasões militares ( desconsiderados e indicados para os trabalhos mais pesados) 





Comentários

Postagens mais visitadas